Biomedicina é a "ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre Biologia e Medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, prevenção, diagnóstica e tratamento”.
O curso de Biomedicina surgiu inicialmente com o nome de Ciências Biológicas – Modalidade Médica, em 1966, na Escola Paulista de Medicina. Seu objetivo era formar docentes especializados na área da saúde para suprir a demanda de médicos, já que estes se negavam a ministrar as disciplinas básicas nos cursos de Medicina. Com o tempo, estes biólogos com ênfase médica passaram a usar seus conhecimentos para desenvolver planos de pesquisas dentro da área biomédica e a denominação do curso passou a ser Biomedicina.
As atribuições desse profissional são as mais diversas, podendo atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Seu trabalho começa nos laboratórios de Análises Clínicas, com o processamento de exames e obtenção de seus resultados; passa pela docência em universidades ou pela Indústria com um papel mais burocrático, até chegar a áreas como a fisiologia em clubes de futebol e a reprodução animal.
Sua formação contempla, em sua grade curricular, disciplinas como: anatomia, neuro-anatomia, bioquímica, farmacologia, fisiologia, patologia, biofísica, embriologia, genética, biologia humana. No Brasil, mais de 80 Instituições de ensino oferecem o curso de Biomedicina.
O profissional biomédico é detentor de sólida fundamentação teórica, que inclui o conhecimento da estrutura - função do organismo humano, dos princípios básicos de ação de drogas e fármacos, bem como dos métodos de investigação e de análise complementares de diagnósticos e de interesse para o saneamento do meio ambiente. Normalmente dotado de senso crítico e de responsabilidade com base científica, o biomédico tem atuação consciente e conseqüente, na busca da melhoria da qualidade de vida da população.
O Curso forma o profissional biomédico. A profissão foi regulamentada pela Lei 6.684/79 com as modificações impostas pelas Leis 7.017/83, 7.135/83 e Resolução 86/86 do Senado Federal.
A evolução tecnológica e a demanda do mercado propiciaram a ampliação do campo de atuação profissional, integrando novas alternativas nas áreas de saúde e biotecnologia.
Apresentar biomédicos com formação generalista, humanista, critica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
Horário de Atendimento do Coordenador:
Quarta-Feira das 19:15h às 22:30h,
Quinta-Feira das 19:15h às 20:55h,
Sexta-Feira das 19:15h às 20:55h;
Contato: biomedicina@unilago.edu.br
Coordenador do Curso: Drª Larissa Gorayb
Ato Regulatório: Portaria de Reconhecimento DOU n° 606 de 19 de Novembro de 2013
Turno: Diurno ou Noturno
Duração: 8 semestres
Nivel: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Grade CurricularGrade
conteudo auxiliar