Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Medicina Veterinária


O curso de Medicina Veterinária das UNIÃO DA FACULDADES DOS GRANDES LAGOS tem como objetivo formar profissionais éticos, com visão crítica e humanista, conscientes de sua responsabilidade social e com sólida formação científica, tecnológica e profissional geral condizente com a concepção histórica da profissão, que o torne eficaz e eficiente para desenvolver ações e resultados na área de Ciências Agrárias no que se refere à Saúde Animal e Clínica Veterinária; Saneamento Ambiental e Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública e Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Zootecnia, Produção e Reprodução Animal e Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente.

O Médico Veterinário egresso do Curso de Medicina Veterinária oferecido pelas UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS será um profissional capaz de raciocinar logicamente e desenvolver sua responsabilidade com as vocações regionais, com a preservação dos ecossistemas, de tal maneira que o desenvolvimento da agropecuária se processe priorizando as bases da vida sem comprometer o futuro do homem e da humanidade.

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para realizar o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.

O que você pode fazer

Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte

Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos.

Centros de pesquisa

Atuar na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias.

Indústria de produtos para animais

Acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente.

Indústria de produtos de origem animal

Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal.

Manejo e conservação de espécies

Estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação. Implantar e administrar projetos ecológicos e em reservas naturais.

Perícia técnica

Avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos.

Produção e sanidade animal

Controlar a saúde de rebanhos. Prevenir e controlar doenças em propriedades rurais.

Saúde pública veterinária

Prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.

Tecnologia de produção animal

Melhorar a qualidade dos rebanhos em propriedades rurais e em viveiros. Desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação e reprodução.

Contato: alessandracortezi_6@hotmail.com

Ato Regulatório: Portaria de Autorização DOU n° 598, de 29/10/2014

Duração:10 semestres

Período:Diurno - Noturno

Coordenador do Curso: Alessandra Cortezi

Carga Horária: 4.660

vagas: 200

Habilitação: Bacharelado

conteudo auxiliar