Alunos de Administração da Unilago conhecem um pouco dos segredos da gigante dos arcos dourados

14/06/2016 - 00:00

Graduandos foram ver de perto os processos administrativos da McDonald's

Com o intuito de se prepararem para a já tradicional feira do Empreendedor do Curso de Administração de Empresa da Unilago, os alunos do 3º ano da manhã acompanhados pelos professores Jarbas Gabriel (Logística e Administração de Empresas) e Lygia Corrêa (Direito Empresarial), foram verificar os processos da administração de uma empresa de sucesso no ramo alimentício mundial, o McDonald's.

A feira do Empreendedor da Unilago é organizada pela coordenação do curso de Administração e realizada pelos alunos de 3º ano do curso. No evento os alunos desenvolvem empresas conceituais e aplicam todo o conteúdo aprendido na sala de aula. O objetivo da feira é "fazer os alunos terem o primeiro contato com as práticas administrativas e com as ferramentas de gestão". Nesse contexto devem utilizar os conceitos das disciplinas envolvidas no período: Logística, Administração da Produção, Economia, Empreendedorismo, Mercadológica, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico. O Mac Donald's como empresa líder do mercado, e detentora de uma invejável tecnologia na produção de comida rápida, nos possibilitou ver a operação "por dentro" do negócio e servirá de exemplo para várias práticas que serão utilizadas pelos alunos durante a feira.

Na Administração, o processo de aquisição de um bem e sua entrega ao cliente é chamado de processo logístico. Além desse processo um administrador de empresas tem que estar envolvido em todos os processos, e mesmo que não os dominado totalmente deve entendê-los com conhecimento suficiente para poder cobrar de seus orientados. Administrar é realizar através de outros, para isso o conhecimento de todo sistema operacional é fundamental. Foram revisados durante a visita os processos logísticos, aspectos de segurança alimentar, procedimentos que aceleram o atendimento ao cliente diminuindo o tempo de entrega do produto, conceitos de entrega de um produto de qualidade, cordialidade no atendimento, práticas de segurança alimentar e limpeza das instalações durante o processo produtivo.