Alunos de ​Design Gráfico da Unilago praticam a oportunidade de fazer algo bom acontecer

15/06/2016 - 07:34

Turma do primeiro semestre lança blog para divulgar boas iniciativas

Foto: Turma do primeiro semestre de Design Gráfico 2016

Interface do blog "Me Tira do Papel"

Uma pessoa que deseja ser designer precisa exercitar a criatividade, algo que muitos acham ser dom mas na verdade tem muito a ver com esforço e pratica também. A criatividade é uma das responsáveis por grande parte das boas idéias que surgem no mundo. E o que se pode fazer quando muitas dessas boas idéias não são postas em prática? São engavetadas e na maioria das vezes esquecidas.

Como diferencial do curso de Design Gráfico da Unilago, os alunos são incentivados a realizar projetos que estimulem a criatividade. Aliando essa prática a vontade de fazer com que boas idéias não sejam esquecidas, os alunos do primeiro semestre do curso lançaram um blog. Esse é o projeto "Me tira do papel".

No blog "os alunos publicam artigos e pesquisas de sua autoria sobre notícias e referências bibliográficas recém publicadas que trazem um grande benefício para a população e que poderiam e precisam sair do papel. São idéias positivas que muitas vezes são engavetadas por falta de dinheiro e publicidade" explica o professor de Técnicas de Pesquisa em Design, Samilo Lopes. A divulgação dessas idéias não tem a ver com propósitos industriais e consumistas, mas sim a divulgação de boas práticas favoráveis ao desenvolvimento das pessoas e da sociedade."O grande objetivo é estimular a cultura da positividade" explica.

O Design deixa de ter somente o status de arte para se tornar funcional. Deixa de ser algo individual e egocêntrico como obra de um criador para ser algo útil a toda coletividade. Áreas como Design Social, Ecodesign são fundamentais para o bem-estar atual e futuro da população. Grande parte da poluição do planeta hoje, por exemplo, vem do descarte de embalagens não ecológicas e produtos obsoletos não renováveis. Os profissionais de design tem o dever de reverter este quadro.

Visite o site e colabore com a idéia. Quem sabe você ou a empresa que você trabalha não pode patrocinar a realização de uma boa idéia?