SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

07/10/2016 - 10:07

O curso de Engenharia de Alimentos realizou de 26 a 30 de setembro a XVI Semana de Engenharia de Alimentos e VI Feira de Processos Alimentícios. No dia 26 abrindo a semana, palestra sobre “Produção de Suco de Laranja e Mercado com o Sr. Silvaldir Serravale (Garantia da Qualidade –CUTRALE). No dia 27, a palestra “Pimentas: suas variedades e a tecnologia do campo à mesa, com a Engenheira de Alimentos da SIAMAR ALIMENTOS, Vivian Almeida. No dia 28, a Engenheira de Alimentos da SIAMAR ALIMENTOS, Sandra Maturana, proferiu a palestra “Indústria de alimentos: Processo de desenvolvimento de novos produtos e o caminho da inovação”. Fechando o ciclo de palestras, no dia 29, o Professor e Sócio-fundador da Associação de Produtores de Hidromel de São Paulo (APH-SP), proferiu a palestra “Tópicos em Produção Artesanal de Bebidas”.

O último dia da semana acadêmica foi marcado pela VI Feira de Processos Alimentícios, onde alunos do 1º ao 5º ano, apresentaram seus Projetos Interdisciplinares. Os temas foram: Aceitação e Preferência de Suco Natural sabores Laranja e Uva; Processamento e Análise Sensorial de Pão de Queijo Integral; Processamento de Macarrão Instantâneo; Análise das Condições Higiênico-Sanitárias na Produção de Temakis; Processamento e Análise Sensorial de Petit Suisse; Cinética de Secagem de Polpa e Casca de Pitaia; Processamento de Geleia de Maçã; Processamento de Cookies com farinha de Banana Verde; Extração de Óleo de Coco; Influência da Torrefação no rendimento de extração de óleo de amendoim; Barra de Cereal com massa de Batata Doce; Biscoito amanteigado com pedacinhos de Bacon e Requeijão cremoso com pedacinhos de Bacon.

Segundo a coordenadora do curso Profa Dra, Patricia de Carvalho Damy Benedetti, esta semana foi marcada por excelentes palestras com temas muito importantes para o curso, além de agregar maiores conhecimentos aos alunos, A Feira de Processos Alimentícios mostrou o grande comprometimento de alunos e professores em seus projetos interdisciplinares, com criações de novos produtos e novas pesquisas em alimentos.

A Semana Acadêmica além de promover palestras de capacitação na área de alimentos destinados à comunidade de São José do Rio Preto-SP, visando conhecimento gerado na faculdade junto à sociedade, ressalta a importância da Engenharia de Alimentos no cotidiano da população. Apresenta aos estudantes, a importância de parcerias com a iniciativa privada e com instituições de outras naturezas, que desempenharão um papel fundamental na sua futura atividade profissional.