Raio X da solidariedade no Natal

28/12/2016 - 15:25

Alunos e ex-alunos do curso de Tecnologia em Radiologia promoveram Campanha de Natal

Foto: Coordenação do curso de Tecnologia em Radiologoa

Para qualquer pessoa, o dia 17 de dezembro foi apenas uma manhã de sábado porém, para os internos do Lar de Bethania, foi uma manhã muito emocionante já que eles receberam a visita do Papai Noel, que atendeu aos pedidos que eles haviam feito em visita anterior, para a Coordenadora Claudia Maria Franchi. Nessa visita prévia, eles revelaram seus desejos mais escondidos, seus sonhos em forma de presente, como disse o grande Mestre Paulo Freire, “...para mim, é impossível existir sem sonho. A vida na sua totalidade me ensinou como grande lição que é impossível assumí-la sem risco”

Após fazer um levantamento prévio dos desejos dos vovós e vovôs e fotografá-los com cartazes onde se podia ler os seus pedidos, a coordenadora postou as fotos nas redes sociais e em pouquíssimo tempo todos os idosos estavam “apadrinhados”!

Além da entrega dos presentes, os alunos prepararam o café da manhã dos idosos, ajudaram cada um a abrir e experimentar seu presente, se sentaram para ouvir suas histórias e aprenderam que a solidariedade não é apenas “doar”, mas “se doar”. Esse tipo de formação é fundamental para qualquer profissional da área da saúde, onde os profissionais lidam diariamente com dor, sofrimento e abandono.

Assim, por meio dessas ações, se promove uma educação solidária que envia para o mercado de trabalho profissionais preparados, afetuosos e preocupados com o bem estar do próximo, pois como dizia Galeano: “Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical, vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal, respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas...” e é esse tipo de profissional que a Unilago pretende inserir no mercado de trabalho.