Notícias

Unilago recebeu líder indígena

27/04/2017 - 09:55

Os cursos de Serviço Social, Letras e Pedagogia idealizaram projeto de extensão sobre realidade indígena

Foto: André Almeida

Palestrante Wekanâ Xohã

Aconteceu no anfiteatro da Faculdade Unilago na terça-feira dia 26 de Abril uma palestra de Wekanâ Xohã, indio Pataxó, professor de cultura na Aldeia Coroa Vermelha (aldeia mãe), Santa Cruz Cabrália-BA e que atualmente exerce a função de liderança na “Aldeia Nova Guerreiros” (aldeia filha), área de retomada.

O evento, idealizado pelos cursos de Serviço Social, Letras e Pedagogia da instituição, teve como finalidade despertar o interesse pelo conhecimento das tradições culturais, organização e estratégias de sobrevivência da comunidade indígena Pataxó.

Neste que é o mês do índio é necessário manter viva a discussão sobre os povos indígenas que, em todos os continentes, continuam sofrendo intensa discriminação, com impactos agravados quando se encontram em situação de minorias, étnicas e linguísticas. O próprio desconhecimento a respeito da diversidade desses povos acentua ainda mais esse quadro.

Durante a palestra foi abordado um panorama geral sobre a situação dos indígenas no Brasil, bem como características da realidade vivida pela comunidade liderada por Wekanâ Xohã. Para facilitar a interação entre conferencista e plateia, foi convidado Sr. Adilson Carlos de Souza, discente de Psicologia.

Para completar a atividade, uma exposição de materiais confeccionados pela tribo, será realizada no período de 26/04 a 28/04 no saguão de entrada da UNILAGO.

Assessoria de Comunicação Unilago

conteudo auxiliar