Medicina da Unilago tem ótimo desempenho em avaliação do Mec para seu Reconhecimento

15/06/2017 - 08:00

Com diferenciais em sua infraestrutura, metodologia e corpo docente, a União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO) desponta como modelo de formação diferenciada do acadêmico de medicina

Foto: André Almeida

Alunos de Medicina durante simulação de aula

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) através de seus representantes, esteve em visita a cidade de São José do Rio Preto no mês de novembro de 2016. O objetivo foi realizar a avaliação do curso de Medicina da Unilago. Por meio desta avaliação a Unilago recebeu o reconhecimento do curso com nota 4, numa escala até 5, em portaria publicada no Diário Oficial da União de 12/06/2017.

A comissão recepcionada pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Edmo Atique Gabriel e equipe, realizou vistoria nas instalações do complexo educacional da Unilago - laboratórios, salas de aula, biblioteca e centro tecnológico de telemedicina. Além disso, a formação e a qualidade do corpo docente, como também os convênios firmados entre a Unilago, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, a Secretaria de Saúde de outros sete municípios da região de São José do Rio Preto e os hospitais de ensino e internato médico da cidade de Bauru, também foram criteriosamente avaliados pelos membros do Ministério da Educação.

O ensino médico na Unilago se destaca pela sua incorporação tecnológica, infraestrutura, pela sua metodologia, corpo docente e aproximação desde os anos iniciais com a realidade profissional. Com apenas cinco anos de existência, todos estes atributos do curso de Medicina da Unilago causaram uma ótima impressão, como também elogios por parte dos avaliadores do MEC. Também impressionou o fato dos alunos das primeiras turmas terem realizado a prova do ENADE 2016 e os alunos das turmas ingressantes terem se preparado e realizado as provas da ANASEM 2016.

Como primeira faculdade particular do Brasil a oferecer a disciplina de Telemedicina, a Unilago entrega a seus alunos a possibilidade de aumentar seus horizontes para além de nossa instituição, com aulas realizadas por videoconferência e interatividade, em contato com outras instituições de ensino médico do Brasil e do mundo, como Faculdade de Medicina da USP, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Estadual do Amazonas.

A metodologia híbrida, mesclando ensino médico clássico e estratégias de metodologia ativa, possibilita aquisição do conhecimento de forma dinâmica e compartilhada. Os alunos possuem uma proximidade maior com seus professores, com a coordenação do curso de Medicina, e consequentemente viabilizando o esclarecimento de dúvidas pertinentes à sua formação.

O corpo docente é composto por professores conceituados em suas áreas de atuação, não somente por seus títulos acadêmicos mas pela ampla atuação na sociedade e experiência profissional.

Como a carga horária de estágios é intensa desde o início do curso, parcerias com a Prefeitura de Rio Preto e outras cidades como Ibirá, Tanabi, Mirassol, Poloni, Olímpia, Nova Granada e Potirendaba, permitem que os estudantes frequentem as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, áreas especializadas e alguns hospitais, sob orientação de preceptores, os quais estão alinhados com as estratégias definidas pela coordenação do curso. O internato médico está sendo realizado em São José do Rio Preto, nos municípios parceiros já citados e também na cidade de Bauru, município este que contempla hospitais de ensino médico com tradição em internato e residência médica.

A formação não é só médica mas profissional também. Temas relacionados à gestão, contabilidade, legislação, marketing, planejamento estratégico, com foco em clínicas e hospitais são úteis para o gerenciamento da carreira médica, permitindo expandir suas oportunidades de atuação profissional e, também, de abrir novos horizontes. Nestes cinco anos de curso de Medicina da Unilago, alguns alunos já tiveram oportunidade de realizar estágios extracurriculares em centros médicos de excelência como Universidade de Coimbra e Harvard Medical School.

Desde o início das atividades em 2012, os gestores da Faculdade de Medicina da Unilago pensaram em como satisfazer ao máximo as necessidades para obter o reconhecimento do MEC e sobretudo, para garantir a formação de médicos com excelência, profissionais integralistas, empenhados em atuar não somente em clínicas próprias ou hospitais mas também em estruturas públicas, visando um bem maior à sociedade, consequentemente à cidade de São José do Rio Preto. Uma realidade já percebida pelo atendimento prestado pela instituição pode ser notada por meio do Centro Integrado Jovem Doutor, o qual oferece possibilidades de atendimento médico, em diversas especialidades, à população rio-pretense e aos municípios circunvizinhos.