Notícias

Alunos de Ciências Contábeis celebram aprovação antecipada no CRC

19/06/2017 - 13:22

O Conselho Regional de Contabilidade regulamenta a profissão e usa critérios cada vez mais rigorosos para avaliar novos profissionais.

Foto: Coordenação de Ciências Contábeis

Alunos do curso de Ciências Contábeis da Unilago obtiveram aprovação, com meses de antecedência a própria formatura, em exame que confere licença para atuação na área. O exame realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é requisito necessário para exercício da profissão e pode ser feito antes da formatura. Profissional da Contabilidade é a terminologia usada para Contador (com curso universitário de Ciências Contábeis), que para exercer a profissão, o Contador precisa ser aprovado em Exame de Suficiência (com prova realizada duas vezes por ano) e registrados em CRC.

A aprovação antecipada de muitos alunos no Exame de Suficiência é a certeza de que nosso trabalho está sendo realizado, respeitando a ética, mas principalmente colocando profissionais de qualidade no mercado de trabalho, uma vez que o mercado de trabalho é bastante amplo e oferece muitas oportunidades de carreira bem-sucedida. Acreditamos, ainda, que ter aprovação de 80% dos alunos que prestaram o exame faz jus a avaliação feita pelo MEC em fevereiro de 2017, atribuindo a nota 4, onde a máxima é 5, que geralmente obtida apenas pelas Universidades Públicas.

A profissão de contador é de extrema importância na atualidade pelo aumento da demanda de gestão estratégica das empresas e crescente formação de novas empresas de pequeno e médio porte. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente este profissional dispõe de técnicas para disponibilizar o valor patrimonial e a direção dos negócios.

Confira o depoimento dos alunos aprovados:

Alini Cristina de Boni Fernandes

Trabalho na área já há 16 anos, tenho graduação em Administração e no ano de 2013 decidi fazer o curso de Técnico em Contabilidade, o qual concluí em 06/2014, no entanto senti que faltava algo a mais, que apenas uma graduação em Ciências Contábeis poderia suprir.

No ano de 2012 tive a oportunidade de cursar um MBA nessa instituição de ensino, e que foi muito satisfatório para minha carreira profissional e pessoal, então quando decidi que ia fazer uma nova graduação, logo pensei na Unilago e nos professores e mestres que tive o prazer de conhecer e conviver durante o MBA.

Ouvi dizer que o exame de suficiência está mais difícil a cada versão, então decidi fazer a prova para "sentir" o grau de dificuldade que poderia ter e me empenhar para a próxima versão em Outubro, e adivinha só!?!? A Unilago prepara tão bem seus alunos que passei na primeira tentativa.

Um misto de euforia, animação e aquele sentimento imenso de satisfação, afinal antecipei quase 6 meses minha carreira e assim que colarmos grau já posso solicitar meu registro profissional, sem precisar esperar para fazer a prova e mais o tempo necessário para divulgação dos aprovados. Ótimo isso não?!?!?!

A Unilago foi a peça chave para que eu chegasse a esse resultado, pois disponibiliza um excelente corpo docente que atende todas as nossas expectativas, além das atividades extracurriculares que são diretamente voltadas para assuntos relevantes e pertinentes ao curso. Além do diferencial que a Unilago tem que é o acesso facilitado ao coordenador do curso, que durante esse período sempre esteve presente me orientando em tudo o que precisei.

Ana Paula Lopes de Morais

Escolhi a faculdade UNILAGO após uma pesquisa realizada a respeito das faculdades de São José do Rio Preto onde classifiquei a UNILAGO a melhor em custo e benefício.

Vi quais eram os cursos disponíveis e depois de um teste vocacional percebi que o que mais me identificava era o curso de Ciências Contábeis.

Estou imensamente feliz, pois antes mesmo de concluir o curso me senti preparada para prestar o exame do CRC e fui aprovada antecipadamente.

A faculdade além das aulas curriculares disponibiliza palestras, NAF-Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, me direcionou ao estágio obrigatório (onde hoje estou efetivada), cursos de extensão aos sábados que me ajudaram muito na aquisição de conhecimentos, sem contar na prova Unificada que prepara e muito o aluno para concursos e provas deste nível.

Não há palavras para agradecer aos melhores mestres e ao melhor Coordenador que com dedicação, doação e amor compartilharam conosco os seus conhecimentos e que sem estes seria impossível essa conquista.

Com muito orgulho digo que sou aluna de CIÊNCIAS CONTÁBEIS na UNILAGO.

Jean Carlos Ferreira

Eu já tinha o curso técnico, mas queria expandir meus conhecimentos. A opção pela Unilago veio através de uma pesquisa de mercado, onde pesou muito a grade de disciplinas e o preço.

Sempre acompanho o site do CFC, nele fica disponível as provas anteriores, ao ler uma dessas provas percebi que grande parte do conteúdo aplicado na avaliação nós já havíamos aprendido na instituição assim ficou claro a possibilidade de passar ainda no 7° período.

É algo muito realizador, saber que já estou aprovado no exame de suficiência. Por ter passado de forma antecipada posso me dedicar totalmente ao TCC no próximo semestre.

A Unilago me deu a base de conhecimento necessário para que pudesse ter êxito nesta avaliação.

Luis Gustavo Luchetti Guerra

Havia feito 1 ano de outro curso na Unilago e me identifiquei com a faculdade. Resolvi fazer Contabilidade por trabalhar na área.

Prestei o exame do CRC para testar tudo que já havia aprendido e também como um treino. Passei. Apesar de o curso ainda não ter terminado, o sentimento é de dever cumprido, de ter a certeza de que estou no caminho certo.

A Unilago ajudou tendo um ótimo método de aulas, ótimos professores, e sempre nos incentivando o estudo.

Luis Ricardo Pereira

Eu era da área da saúde mas isso não me completava, sempre quis aprender e trabalhar com contabilidade então decidi me matricular em ciências contábeis e fui rsrs...

Eu escolhi a Unilago pois já tinha uma referência boa da instituição. Vários amigos que se formaram aqui.

Se tratando de uma prova onde o número de aprovado nem sempre é tão alto eu optei por prestar antecipadamente para treinar mas com o intuito de passar e já terminar a faculdade habilitado no CRC.

O sentimento é único onde todas as noites sem dormir, todas as tensões pré provas desses quatro anos acabam valendo a pena.

O quadro de professores foi muito importante para que eu conseguisse, passar no exame mas acredito que o ponto crucial pelo menos pra mim foram as atividades elaboradas pelo coordenador Ermerson voltadas para o exame de suficiência e o mesmo estava sempre disposto a tirar minhas dúvidas que eu tinha fora do horário de aula via e-mail.

Maysa Karla Concórdia

A escolha pelo curso de Ciências Contábeis foi porque eu já trabalhava na área e tinha o curso técnico, mas queria fazer a faculdade, devido a necessidade da graduação pedida pelo mercado.

A minha escolha pela Unilago foi pelo valor e também por ser mais próximo da minha casa.

Decidi prestar mais cedo para testar os conhecimentos que já adquiri.

E ter passado correspondeu muito minhas expectativas. Passei na prova do CRC e poder exercer nossa profissão.

A Unilago nos proporcionou tudo isso, professores bem qualificados que souberam nos passar todo conhecimento necessário para alcançar esse tão sonhado objetivo!!

Em um passado eu escolhi a Unilago por questões econômicas com a visão que tenho hoje eu escolho a Unilago por tudo que ela me agregou e me fez crescer, pelos ótimos professores!

Núbia Nara

Eu estava em dúvida entre Ciências Contábeis e Administração. O motivo que me fez escolher Ciências Contábeis é que o curso me proporcionaria uma maior amplitude de de áreas para trabalhar com conteúdo mais práticos, que era o que eu procurava.

A opção pela Unilago foi por indicação de pessoas que já estudaram na instituição.
O motivo que me fez prestar a prova antecipadamente foi para testar os conhecimentos adquiridos até o momento, o que foi suficiente para minha aprovação com a ajuda de um cursinho que estava realizando para auxiliar ainda mais o curso da faculdade.


O sentimento foi de total satisfação e de gratidão por todas as pessoas que me ajudaram e incentivaram. A alegria de ser aprovada foi a verdadeira realização de uma conquista.

O Curso de Ciências Contábeis da Unilago tem grande mérito em minha conquista devido a seus professores capacitados, que incentivam a todo momento seus alunos a buscar e realizar, nunca desistindo de nos ensinar, dividindo conosco o conhecimento adquirido em suas vidas profissionais.

Agradeço a todos meus professores por contribuírem com essa conquista!

Rafael Jesus Fernandes Maciel

Pelo fato de ter trabalhado na área quando mais novo é que escolhi Ciências Contábeis. Área na qual me identifiquei muito. Como trabalho em uma empresa com próprio departamento de contabilidade, almejava trabalhar lá, o que hoje consegui realizar.

Prestei a prova de reconhecimento agora ainda durante o curso de graduação pelo fato de todo o aprendizado estar mais fresco na cabeça e poder tirar as dúvidas com os professores no momento dos estudos. Foi fantástico passar pois a empresa em que trabalho exige a documentação do órgão de classe em dia.

Estou muito feliz e satisfeito por ter passado, sensação de dever cumprido.

Os conteúdos ensinados durante os semestres foram suficientes e apropriados, e também os professores ajudaram bastante com as dúvidas durante o período de estudo para a realização da prova.

Assessoria de Comunicação Unilago

conteudo auxiliar