Docentes, discentes e egressos da Unilago expõem trabalhos em Encontros Científicos

30/10/2017 - 10:00

"prática da pesquisa universitária é extremamente importante na formação profissional e humana"

Foto: Arquivo pessoal

Docentes e alunos durante evento

O estímulo à produção científica é algo de extrema necessidade a formação do acadêmico. Produção de materiais teóricos, aqueles que buscam analisar e explicar as coisas do mundo, são fundamentos importantes para teste de paradigmas e proposta de inovações.

A Unilago por meio de seus professores busca sempre trazer o conhecimento necessário à formação profissional dos alunos incentivando-os a ir além, produzindo materiais teórico-científicos que encontram local ideal para serem testados em eventos acadêmicos organizados para reunir e debater essas questões.

Da pesquisa universitária para a comunidade

No último sábado, 28 de outubro, aconteceu o 6º Encontro Senac de Conhecimento Integrado: criatividade e colaboração, na unidade do Senac de São José do Rio Preto, que reuniu vários pesquisadores para compartilhar os resultados de suas pesquisas em um evento que, anualmente, tem o propósito de promover o diálogo entre prática de mercado e pesquisa acadêmica.

Entre todas as pesquisas aprovadas no evento, apenas 4 foram selecionadas para apresentação oral, sendo uma delas a da ex-aluna da Unilago, Gislei Flores, recém formada no curso de Pedagogia.

A pesquisa realizada para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), intitulada “Alfabetização de Letramento de crianças na cultura digital”, foi apresentada com o apoio e parceria da professora orientadora Renata Sbrogio, também na categoria pôster no evento e em breve será publicada nos Anais do evento.

O apoio à pesquisa vem da parceria e união entre professores, alunos e instituições de ensino

As professoras da Unilago, Mariangela Catelani, Renata Sbrogio e Patrícia Teixeira também participaram desse Encontro Científico na unidade do Senac de São José do Rio Preto.

Juntamente com seus alunos da Unilago e Fatec, as professoras apresentaram os resultados das pesquisas aprovadas no evento, apoiando os alunos na prática da pesquisa universitária, que é extremamente importante na sua formação profissional e humana, ampliando a visão de mundo e os conhecimentos necessários para uma atuação mais eficiente e ética.

Esse e outros encontros

O Trabalho acadêmico “Utilização da ferramenta PDCA para controlar estoque de materiais de uma clínica Odontológica”, elaborado pelas alunas egressas do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Aniele Bernardes dos Santos e Vânia Nunes Siqueira, já havia sido apresentado com louvor no dia X CASI - X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação no dia 14/09/2017, na modalidade Artigo e área temática Administração de Operações Produtivas e de Serviços (AOP) também foi apresentado no Senac

Autoras:

Aniele Bernardes dos Santos (Unilago - discente).

Vânia Nunes Siqueira (Unilago - discente).

Bruna Grassetti Fonseca (Unilago - docente).

Elizangela Caldeira (Unilago - docente).

Marcia Roberta de Carvalho (Unilago - docente).

Mariangela Catelani Souza (Unilago- docente)”