Colaboradores da Unilago realizam atividades em prol da Saúde

17/11/2017 - 08:21

A ginástica laboral é uma atividade para prevenir e amenizar os efeitos das atividades realizadas no trabalho

Alunos de Fisioterapia realizaram um projeto de iniciação científica este ano, que teve o objetivo de realizar um levantamento das queixas musculoesqueléticas dos funcionários de serviços gerais da UNILAGO. Por mais que a Clínica escola da Unilago ofereça atendimento aos funcionários da instituição, constatou-se por meio desse projeto existirem queixas das colaboradores e daí a necessidade de realizar uma ação mais efetiva para prevenção de LER e DORT. O primeiro grupo de colaboradores atendido foi a equipe que participou da pesquisa.

Com o apoio e autorização da coordenação do curso e da administração da faculdade iniciou-se o projeto e realização das atividades laborais. As atividades são realizadas duas vezes por semana, às terças-feiras e sextas-feiras, por 45 minutos cada dia. A atividade se inicia com a aferição da pressão arterial de todas as funcionárias e o teste glicêmico. Posteriormente se todas os funcionários estiverem bem, se inicia as atividades com exercícios de alongamento, aquecimento, atividades de equilíbrio e coordenação e relaxamento. Ao final da realização dos exercícios, a pressão arterial e o teste glicêmico são realizados novamente.

As atividades, para as quais existe a perspectiva de expansão do projeto a colaboradores da secretaria no ano de 2018, é aplicado por alunos dos curso de Fisioterapia e Enfermagem com orientação da coordenação e professores dos cursos.

Para os funcionários, essa prática deve ser entendida como um trabalho de prevenção a saúde no âmbito das lesões por esforço repetitivo (LER), como um trabalho de orientação à saúde pelo controle glicêmico (diabetes) e pressão arterial( hipertensão). Além disso, é importante ressaltar que o maior objetivo deste trabalho é a melhora da qualidade de vida dos colaboradores.

Para a instituição a iniciativa proporciona o benefício legal, partindo do princípio que quando a instituição oferece serviços de prevenção ela acaba tendo um resguardo perante a legislação trabalhista. Outra condição é a adequação da empresa a participação de iniciativas voltadas para a qualidade de vida dos colaboradores.