Alunos da Unilago recebem menção honrosa em Congressos Científico

02/03/2018 - 16:09

O trabalho ficou em terceiro lugar entre 150 trabalhos apresentados no evento

Jéssica Aparecida Marcinkevicius durante apresentação no Congresso

Entre os dias 25 a 27 de Janeiro de 2018 na cidade de São Paulo, vários alunos do curso de Medicina da Faculdade Unilago participaram do IV Congresso Nacional Das Ligas Acadêmicas De Cirurgia.

Junto a outras atividades propostas no congresso, os alunos puderam expor seus próprios trabalhos em formato de pôster ou apresentações orais. O trabalho “SIMULAÇÃO DE PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS EM PORCOS DURANTE A GRADUAÇÃO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ” dos alunos Jéssica Aparecida Marcinkevicius, Bruna Inacio Boaretti, Celio Gomes da Silva Neto, Jean Vicente Marcinkevicius, Jeronimo Ferraz de Arruda Neto, Sarah Beatriz de França Bortolato Pirola, Laura Di Paiva Gomes e Silva foi agraciado com uma Menção Honrosa na categoria de “Educação Médica em Cirurgia”. Orientado pelo Professor Doutor Sthefano Atique Gabriel, o material ficou em 3º lugar entre 150 trabalhos de todo o país. “Foi uma surpresa! Ficamos bem felizes por levar o nome da nossa faculdade em um congresso NACIONAL”. Disse a aluna Jéssica Aparecida Marcinkevicius, participante do projeto e da Liga de Cirurgia da Unilago.

No pôster, o relato das atividades acadêmicas da matéria de cirurgia. “Expormos a realidade que temos em nossa faculdade, a possibilidade de prática cirúrgica em animais, o que hoje em dia está sumindo das faculdades, pois usam muito mais manequins” relata Jéssica.

Eles descreveram também como era a dinâmica da atividade. A divisão dos alunos em grupos onde seus integrantes assumiram os papéis de cirurgião, outro assistente, circulante e outros simulando um procedimento cirúrgico. Por meio do pôster demonstraram a conclusão de que essa prática colaborou imensamente para uma melhor formação acadêmica.

O Evento foi promovido pela ABLAC (Associação Brasileira de Ligas acadêmicas de Cirurgia). Segundo o site do Evento:

A Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia (ABLAC) é uma instituição científica que visa valorizar e promover o aprendizado da Clínica Cirúrgica através da troca de conhecimento. Também tem como objetivo incentivar a formação e funcionamento de ligas cirúrgicas de universidades de todo o país.

No IV Congresso Nacional da ABLAC, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras com os professores e doutores mais renomados nos diversos campos cirúrgicos, manter-se atualizado em relação ao ensino da cirurgia nas faculdades de medicina do Brasil e trocar valiosas experiências com estudantes de medicina e professores membros e preceptores de ligas cirúrgicas de todo o Brasil!