Notícias

A importância da voz para o educador

14/03/2018 - 09:37

Foto:

Este foi o tema apresentado pela Dra Suzelei Faria Bello às alunas do curso de Pedagogia, no anfiteatro da instituição, na noite passada, onde aspectos de uso e higiene vocal foram abordados.

Sabe-se da grande incidência de alterações vocais em professores, que, muitas vezes, interferem na prática diária de transmitir os conteúdos através da voz. A causa de tais alterações, na maioria das vezes, está relacionada ao mau uso e/ou abuso vocal. Os professores têm uma grande demanda vocal e utilizam-se da voz durante toda a jornada de trabalho sem ter o conhecimento de como é o sistema biológico para produzi-la.

Pesquisas recentes encontraram um índice de 46% de alterações vocais em professores sendo que 74,62% dos sujeitos referiram sentir alguma alteração vocal. A docência exige o uso intensivo da voz, e para que o professor corresponda a essa necessidade sem que haja prejuízos ao seu trabalho e à qualidade de vida, sua voz deve ser saudável e produzida corretamente.

Ter o conhecimento e o domínio da produção vocal e saber da importância de certos cuidados para preservar a voz evitando abusos, posturas e hábitos inadequados facilitará e evitará o surgimento de problemas vocais nesta categoria profissional.

Assessoria de Comunicação Unilago

conteudo auxiliar