Alunos de enfermagem realizaram campanha por mãos limpas

10/05/2018 - 15:16

O gesto simples de lavar as mão é tão importante quanto respirar

Os alunos do 9º período da enfermagem realizaram no dia 09/05 no hospital Santa Casa uma ação para conscientizar a população e funcionários sobre a importância da higienização das mão. O evento foi promovido em parceria com o hospital.

O dia 5 de maio (2009-2020) foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como dia mundial de higiene das mãos.

A cada ano, centenas de milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), consideradas como um dos eventos adversos (EA) mais frequentes nos serviços de saúde.

Os micro-organismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde. Ressalta-se que a resistência aos antimicrobianos reduz ou impede a eficácia de qualquer tratamento para a prevenção e cura de infecções.

Assim, a higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das IRAS, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

A preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados, tais como inserção de dispositivos invasivos, manipulação da ferida cirúrgica, entre outros.

fonte:https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/noticias/89-5-de-maio-de-2016-dia-mundial-de-higiene-das-maos