Empreender para Apreender

27/08/2018 - 08:58

Começa a IX Feira do Empreendedor na Unilago

Em sua nona edição a Feira do Empreendedor na Unilago é um projeto interdisciplinar desafiador. Os alunos do terceiro ano de Administração promovem a venda de produtos por meio da montagem de uma empresa “laboratório”, na qual devem empregar todo o conhecimento adquirido nas disciplinas de Produção, Contabilidade, Financeiro, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Marketing, Planejamento Estratégico, Economia, Logística e Tecnologia da Informação,sempre orientados pelos docentes de cada disciplina.

A organização acontece desde o início do ano para que tenham tempo suficiente de elaborar todas as ações necessárias para a criação das empresas.

Os alunos também recebem um manual sobre a Feira do Empreendedor para facilitar a padronização e o roteiro das atividades.

O custo da realização é por conta dos alunos, mas a orientação é que eles usem seus contatos como meio de conseguir patrocínios que custeiam as despesas geradas pelo projeto.

O valor arrecadado por cada grupo serve para pagar as despesas (se houverem) e o lucro pode ser dividido entre os participantes, doados para instituições de caridade ou revertidos para a formatura, sendo a decisão facultada a cada grupo.

A montagem dos estandes

As equipes montam em diferentes dias seus estandes de venda dos produtos na área de convivência dos alunos da Unilago.

Cada grupo se organiza da maneira que achar melhor para atrair o público alvo.

Montam e decoram barracas; fazem uniformes; desenvolvem os materiais de divulgação; oferecem opções de pagamento como cartão de crédito e débito; realizam venda antecipada com possibilidade de concorrer a sorteios de brindes.

A preocupação com a limpeza e higiene também é avaliada pelos docentes, portanto precisam deixar o local utilizado limpo e organizado. Luvas, máscaras e toucas são utilizados pelos alunos como forma de higiene no manuseio dos produtos.

O desafio as equipes foi que cada uma venda produtos diferentes e ainda, agreguem valor como diferencial competitivo.

Dia 27/08 - LIGA DAS COXINHAS - Coxinha / LACASA DE PASTEL - Pastel / FUNDELÍCIA - Foundue

Dia 28/08 - CHURROS GALINHA PINTADINHA - Churros / CANTINHO DO FRANGO - Frango / SCOOBY-DOG - Cachorro Quente

Dia 29/08 - BAGUETE E CIA - Baguete / DIVINA PANQUECA - Panqueca / UNI ESPETOS - Churrasco

Dia 30/08 - PIZZA DO PEDAÇO - Pizza / AÇAÍ NO CASCÃO - Açaí / BATATA DO CHEF - Batata frita

Avaliação

Este projeto é avaliado pelos docentes da série como nota bimestral. São requisitos para recebimento da nota o projeto impresso da empresa fictícia e a apresentação e desenvolvimento dos estandes de venda.