Projeto Maria Renotte realiza Mutirão da Saúde em Frutal

13/02/2019 - 11:50

Foram realizados 233 atendimentos em diversas áreas de saúde

Nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2019, aconteceu a primeira ação do ano do Projeto Maria Renotte, o Mutirão da Saúde. Ela foi realizada na cidade de Frutal, estado de Minas Gerais, em duas Unidades de Saúde, UBS Carlos Alberto Vieira e o Centro de Atenção Especializada (CEAE). Durante esses dois dias o grupo de voluntários formado por alunos da Unilago, juntamente com os médicos presentes atenderem 233. A ação possibilitou o atendimento de pacientes agendados a bastante tempo, minimizando a fila de espera.

Ao todo, o projeto contou com a colaboração de 38 voluntários, alunos do curso de Medicina da Faculdade Unilago, e cinco médicos colaboradores; Dr. Flávio Pirozzi, Dra. Bárbara Duarte, Dra. Mariana Lenza Resende, Dra. Bruna Somilio e Dr. Rogério Olimpio de Paula, além das enfermeiras Adriana Delloiagono e Camila Lázaro, fundadora do projeto, que sempre está presente em todas as ações do projeto, buscando cada vez mais ajudar as populações carentes com o intuito de levar a esses brasileiros uma medicina diferente, a medicina HUMANA.

A prefeitura de Frutal acolheu de braços abertos o Projeto Maria Renotte e auxiliou em tudo aquilo que fosse necessário para essa ação humanitária de fato acontecesse e trouxesse inúmeros benefícios à população de Frutal.

A presidente do projeto, Juliana Lenza Resende desempenhou um brilhante início de gestão e conseguiu patrocínios durante todo o Mutirão da Saúde. A prefeitura de Frutal disponibilizou o ônibus para buscar os voluntários e médicos na cidade de São José do Rio Preto- SP até Frutal-MG. O supermercado JB entregou os almoços a todos os participantes. O café da manhã foi oferecido pelo Mercado Mouro e o lanche da tarde pelo Mauro Binati. Para auxiliar na locomoção dentro da cidade, os Jipeiros de Frutal desempenharam fundamental papel, ajudando a buscar os voluntários nos locais que haviam urgência e/ou necessidade. E também teve patrocínio da hospedagem, os médicos foram instalados ao término do dia 09 no Hotel CasaBlanca e os voluntários ficaram em um alojamento em uma escola situada bem próximo às Unidades de Saúde. Os materiais de saúde utilizados nos atendimentos foram fornecidos pela Faculdade Unilago.

Essa ação é de suprema importância para auxílio às populações carentes, além de estar em concordância com os valores pregados para formação dos futuros médicos a se tornarem profissionais humanos e a perceberem que é fundamental aprender a trabalhar coletivamente. Afinal, “ninguém é tão bom quanto todos nós juntos”!