Projeto Maria Rennotte em Ação comemorativa de Páscoa

28/04/2019 - 16:58

Alunos de Medicina Unilago em Ação Social no Projeto Maquininha do Futuro

O Projeto Maria Rennotte, do curso de Medicina da Unilago realizou uma ação solidária de Páscoa. Foram arrecadados chocolates no período que antecede a data comemorativa os quais foram distribuídos a crianças do projeto social Maquininha do Futuro.

Estar em conexão com o outro e permitir-se atuante na troca de energias favorece o bem estar físico e emocional de ambas as partes. Nossa atuação nas ações do projeto “Maria Rennotte” está muito além do considerado “trabalho” e dedicação por uma realização ou objetivo proposto. Está designado em dedicar-se ao inesperado, ao novo, em conhecimento e experiência.

Nossos alunos e professores participantes aceitam os desafios de sair e conhecer novas comunidades, culturas, classes sociais, crenças e vivências e adequar-se a isso para desenvolver uma atividade que seja possível e gratificante a todos. Mais do que ensinar uma teoria ou técnica pretendida, é antes de mais nada ambientalizar-se, inserir-se na realidade local para então desenvolver o que se pretende de uma forma mais próxima e pontual.

Abril foi o mês comemorativo da páscoa, de muitas crenças e abdicações, onde pudemos reunir os conhecimentos do curso de medicina em prol de uma temática escolhida para discussão, que foi a de higiene oral infantil e inter-relacionar com a cultura local de distribuição de ovos simbólicos da páscoa. O local escolhido, foi o projeto “Maquininha do Futuro”, localizado no bairro São Deocleciano em São José do Rio Preto, com o qual já mantemos uma parceria. Mas, o que nos fica de mais marcante nesse momento, são as atitudes gerais, tanto de nós, componentes do projeto, quanto da receptividade das crianças do projeto que nos recebeu. A troca de informações impactou a muitos. Ao mesmo tempo que nós oferecíamos palestra, prática de ensino e atividades recreativas, as crianças locais prepararam danças e apresentações em forma de agradecimento. É impressionante apontar a percepção de que não se existe a necessidade de grandes conhecimentos ou tempos de vivência para se ter algo a oferecer para quem está diante de ti, para ser grato, humano, próximo e de possibilitar vínculos que favorecem grandes e marcantes resultados.