Notícias

A Unilago parabeniza a todos os aprovados no CRC 2019-01

29/08/2019 - 16:21

Lista dos alunos de Contabilidade da Unilago que foram aprovados no Exame de Suficiência para obtenção do Registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade.

Foto:

As palavras do coordenador...

O cenário contábil brasileiro vem passando por várias mudanças e adequações, tendo em vista, a harmonização dos padrões internacionais de contabilidade, as inúmeras obrigações criadas pelo governo, independente da sua esfera e cobradas pelos principais órgãos responsáveis, como a Receita Federal do Brasil, onde o contador passa de um mero emissor de guias, como era conhecido no passado, para se tornar um entregador de obrigações acessórias para o Fisco. Mas, não fica só aí, pois ao contrário do que muitos dizem que a contabilidade vai acabar com as inovações que encontramos, como a contabilidade digital, uma empresa nunca poderá ficar sem uma assessoria contábil, visto que o contador deve sais de trás de sua mesa para oferecer aos seus clientes um serviço de assessoria e não apenas lançamento de notas fiscais e emissão de guia para pagar. O contador atual tem que se inovar, pois aquele que permanecer atrás de uma mesa apenas gerando guia está fadado ao fracasso.

Para o exercício da profissão, com o encerramento das provas que avaliavam também, os cursos técnicos, hoje é necessário que aquele com vocação para ser contador precisa cursar a graduação em Ciências Contábeis e a partir do 7° período ou 3° ano, embora o aluno ainda não tenha vista várias disciplinas específicas, mas o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) permite que o aluno preste a prova e em caso de aprovação é validado.

De acordo com o artigo 12 do Decreto-lei nº 9.295/1946, modificado pela Lei nº12.249/2010, combinado com a Resolução CFC n° 1.494 de 20 de novembro de 2015, só poderão requerer sua inscrição os Bacharéis em Ciências Contábeis após a regular conclusão do curso de bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecidos pelo Ministério da Educação, e aprovados em Exame de Suficiência.

É neste sentido que o curso de Ciências Contábeis da Unilago vai ao encontro das necessidades do mercado, pois é dinâmico, voltado à prática nas suas principais disciplinas, sem tirar o mérito de nenhuma outra. Profissionais que atuam nos mais diversos segmentos do mercado ministram suas aulas com base na realidade vivida em cada setor. Atividades em sistema contábil, onde o aluno aprende na prática as principais rotinas de abertura de empresas, escrita fiscal, departamento de pessoal e contábil. O curso conta ainda, com uma parceria com a Receita Federal, para atendimento ao contribuinte, em seu Núcleo de Atendimento Contábil e Fiscal - NAF, onde o aluno aprende na prática algumas funções que fará em um escritório contábil, ou até mesmo na contabilidade interna da empresa que atua. E, que para atuar é necessário que seja registrado no Conselho (CRC).

Passar antecipadamente na prova do CRC, como a maioria dos alunos mencionam em suas declarações, para eles é a certeza da escolha do momento certo para a realização da prova, a sensação de dever cumprido e um misto de felicidade e orgulho pela conquista, que embora só possam fazer o registro no Conselho após a colação de grau é algo a menos para se pensar no final do curso. Para a coordenação e corpo docente é a certeza de que estamos no caminho certo, visto que na primeira turma tivemos um aprovado e foi aumentando gradativamente e hoje estamos caminhando para a 7ª turma formada com um número de 11 aprovados antecipadamente. E àqueles que não foram aprovados na primeira prova, fica o nosso incentivo para prestar a prova de outubro, pois o curso de Ciências Contábeis estará sempre com vocês!

Enfim, a aprovação antecipada de muitos alunos no Exame de Suficiência é a certeza de que nosso trabalho está sendo realizado, respeitando a ética, mas principalmente colocando profissionais de qualidade no mercado de trabalho, uma vez que o mercado de trabalho é bastante amplo e oferece muitas oportunidades de carreira bem-sucedida, pois atualmente, a profissão vive um momento áureo e, se há empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, existe a figura do Profissional da Contabilidade, pondera o coordenador do curso, Prof. Ermerson Rogério de Souza.

Os alunos aprovados no CRC 2019-01 e suas considerações sobre o curso.

Bianca Ferrari da Silva

A escolha pelo curso de Ciências Contábeis foi por ter um campo amplo e com várias oportunidades de carreira. Iniciar o curso na Unilago foi por indicação de uma prima que estudava na Instituição. Me antecipar e prestar a prova ainda no 7º período foi para testar meus conhecimentos e ter uma visão de como seria a prova. E, ser aprovada me senti muito realizada por ter passado já na minha primeira tentativa sabendo do nível de dificuldade da prova. A graduação na Unilago me ajudou muito por poder contar com professores qualificados, que resolviam e explicavam questões das provas anteriores, relatou Bianca.

Daniele Cristine Pinto Pereira

Daniele explica que o ingresso no curso de Ciências Contábeis da Unilago foi por incentivo de grupo de amigos que são contadores, e por se identificar com o curso. A decisão por prestar a prova antecipadamente era para ver como esta seria aplicada. E ser aprovada foi um sentimento de realização, por ter conseguido absorver todo conhecimento passado pelos professores, associados aos estudos em casa e passado na primeira prova de 2019. Os ensinamentos de todos os professores, o incentivo de todo corpo docente contribuiu e muito para esta conquista.

Emerson Octaviani

Ter uma graduação é importante, mas a possibilidade de uma outra é muito melhor e, após me formar em Gestão Financeira, eu quis continuar estudando na área, e que me fez continuar na Unilago, pois gostava já da faculdade. Prestei como experiência e para ter bagagem para a prova do final do ano, e mesmo sem estudar especificamente para esta prova, felizmente acabei passando na primeira. Sensação de dever cumprido, e tranquilidade para poder fazer o último semestre e o TCC. A Unilago através do seu corpo docente me passou o conhecimento necessário para passar na prova.

Francielle Presente Miranda


Como já havia trabalhado na área contábil da Unilago, então, já conhecia e sabia que é uma Instituição séria, além conhecer muitas pessoas que já tinham estudado e falavam bem e, portanto, decidi escolher a Unilago. Prestar a prova foi pela motivação dos docentes do curso, a fim de testar meus conhecimentos e ter mais tempo até a conclusão do curso, e caso não fosse aprovada teria a oportunidade de prestar o exame com mais tranquilidade. A sensação é de agradecimentos ao conhecimento e apoio passado pelos docentes, gratidão por todos os projetos que a Instituição juntamente com o coordenador do curso Ermerson nos proporcionam, dever cumprido e poder concluir o curso já sabendo que terei meu certificado para exercer a profissão que escolhi. A Unilago nos favorece de várias formas a começar em ter docentes competentes que nos preparam para esse momento de alegria de ser aprovado no exame, nos ajudando e auxiliando dentro e fora da instituição são praticamente amigos não só docentes e os diversos projetos onde podemos conhecer a área não só na teoria como na prática, sem falar dos diversos cursos de extensão, as palestras e a semana acadêmica que é de suma importância.

Gilton Pereira Pedroso

Gilton afirma que já atuava na área queria ter mais oportunidades e desafios, então, a decisão em fazer Ciências Contábeis e, através de um colega que teve conhecimento da Unilago. A prova antecipada prestou para testar os conhecimentos adquiridos nesses anos de estudo. E ser aprovado!? O sentimento é de ter tomado a decisão correta e uma satisfação imensurável. A Unilago teve sua importância através dos professores que utilizavam metodologias para simplificar a teoria tornando as aulas mais interativas.

João Eduardo Pizeli Lopes

A escolha pelo curso veio devido à profissão ser de muita importância e de total necessidade para as empresas, e também por gostar e identificar com o curso. A escolha pela Unilago se deve ao fato de ser mais próximo de minha residência, do meu trabalho e pela boa reputação no mercado. Optei em prestar a prova do CRC antes do término do curso, para testar meus conhecimentos adquiridos ao decorrer dos anos, por não ter ainda àquela pressão de passar, fui leve e tranquilo. Ao saber o resultado, fiquei muito feliz, foi muita emoção, mais feliz também por dar orgulho aos familiares e amigos mais próximos. A Faculdade Unilago foi de total importância pelo resultado obtido, pois tem em seu corpo docente e coordenação uma grande qualidade para o conhecimento do aluno, relata João Eduardo.

João Felipe de Araújo Silva

João Felipe (Felipe) comenta que a princípio o interesse era em toda área empresarial, e após pesquisa prévia sobre o conteúdo do curso, percebeu que a contabilidade tem influência direta na gestão e administração de qualquer instituição. Isto se tornou um fator crucial para a escolha do curso. Indicação de alguns amigos, mensalidades acessíveis e boa estrutura. Estava me sentindo preparado e com chances de ser aprovado, então resolvi arriscar e testar os conhecimentos obtidos até o presente momento do curso. Dever cumprido. Visto que, desde o início do curso já havia a intenção de prestar a prova. Com isso, gratidão também aos professores por transmitirem todo conhecimento e experiência a nós alunos. O curso de Ciências Contábeis da Unilago é bem completo e conta com professores capacitados que visam desde o primeiro ano do curso abordar questões anteriores do exame, além disso, sempre incentivam os alunos a prestarem a prova.

João Vitor de Lima Zanetti

Desde criança possuo o sentimento de gerir e gerar informação, sempre gostei disso, escolhi o curso de Ciências Contábeis, porque é o único que estuda o patrimônio das entidades de forma qualitativa e quantitativa. Custo benefício me agradou muito, e sabendo que é o aluno que faz a faculdade independente de nome ou valor me motivou a escolher a Unilago e não me arrependo. Quero empreender na área de contabilidade, mas o que me motivou é a busca constante por conhecimento. O sentimento é de satisfação, entretanto, foi estudando para prova que observei o quanto mais conhecimento adquiro, menos eu sei. A Unilago foi essencial para meu resultado de forma direta e indireta, porém credito aos professores por seus ensinamentos.

Matheus Gonçalves Nunes

A escolha pela Unilago vem pela aptidão reconhecida através da graduação de Gestão financeira, o que me fez voltar e cursar outro curso e com a mesma coordenação. Prestar a prova antecipadamente não é mais do que Zelo pela disposição profissional ao termino da Graduação. E o que dizer sobre ser aprovado, orgulho e conquista. A essa conquista a Unilago através de seu curso de Ciências Contábeis tem sem mérito por contar com um corpo docente qualificado e disposto a auxiliar nos conhecimentos necessários.

Mirielli Oliveira Gonçalves

Mirielli relata que sempre houve interesse por cálculos, embora a Contabilidade não seja uma Ciência Exata, mas sim uma Ciência Social e depois de conhecer pessoas que fizeram o curso de Ciências Contábeis o interesse se tornou maior ainda. A escolha pela Unilago foi por indicação. Já prestar a prova, foi para conhece-la, além de querer muito o CRC. Posso afirmar que muito feliz, e realizada, pois com toda teoria passada pelos professores em sala, com a ajuda deles foi possível conquistar essa vitória. E, sem dúvida sem a presença da coordenação que sempre esteve ao nosso lado e acreditou em nós, talvez não seria possível.

Paulo César Bosquezi

Nas palavras de Paulo, Ciências Contábeis sempre foi uma área de muito interesse, e também por trabalhar em uma empresa, onde seu departamento tem relação direto com a contabilidade. A escolha da Unilago veio por indicação de um amigo que já estudava na instituição. A intenção de prestar a prova com antecedência é por ser uma prova difícil, então, a opção por prestar a prova do primeiro semestre e caso não obtivesse êxito, faria a do segundo semestre. Ser aprovado é um sentimento muito bom, de orgulho de tudo que foi e está sendo passado no curso valeu a pena, o aprendizado e conhecimento adquirido foi muito bacana. A Unilago como mérito uma parcela muito grande, por ter profissionais qualificados, professores atenciosos e o coordenador do curso muito prestativo.

Assessoria de Comunicação Unilago

conteudo auxiliar