Aluno Unilago ganha destaque na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva com Estudo do TCC

30/09/2019 - 13:23

Estudo da utilização de esteroides anabólicos androgênicos e suplementos alimentares é reconhecido e publicado na RBNE.

Estudo Científico realizado por Jefferson Renee Benatti Mazzoni aluno graduado pela Unilago ganha destaque na revista RBNE.

Observa-se o aumento da adesão à prática de atividades físicas pela procura de melhor condicionamento e forma física, bem-estar e autoestima. Comumente, os indivíduos praticantes dessas atividades recorrem ao uso de suplementos alimentares e de esteroides anabólicos androgênicos. Objetivou-se realizar o levantamento do uso de suplementos alimentares e de esteroides anabólicos androgênicos. Trata-se de um estudo descritivo transversal de natureza quantitativa. Por meio de um questionário padronizado, foram entrevistados 50 estudantes universitários no município de São José do Rio Preto - SP. A idade mínima foi de 18, a máxima de 32 anos e a mediana de 23 anos. 60% dos entrevistados eram do sexo masculino. 84% praticavam alguma atividade física, sendo a musculação mais frequente (59%). A metade dos estudantes relatou fazer uso de suplementos alimentares, sendo que os mais usados foram Whey Protein (35%), BCAA (24%) e creatina (22%). 14% afirmaram o uso dos esteroides anabólicos androgênicos: estanozolol, a testosterona propionato e a metandrostenolona. As reações adversas apresentadas foram dermatológicas e psicológicas. Baseado nestes resultados, sugere-se ações promovidas por profissionais da saúde com o intuito de orientar e conscientizar os universitários sobre o uso racional de suplementos alimentares e sobre os riscos da utilização de esteroides anabólicos androgênicos.

Este estudo foi aprovado pelo nosso Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer no 2.294.755.

Créditos: RBNE

Acesse a matéria completa em: