Alunos do curso de Engenharia de Alimentos organizam a XI mostra de desenvolvimento de novos produtos

28/11/2019 - 12:58

Os alunos do quinto ano do curso de Engenharia de Alimentos apresentaram no Prédio 3 da Unilago, a XI MOSTRA DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS, desenvolvidos para a disciplina Desenvolvimento de Novos Produtos.

Os produtos desenvolvidos foram: Biscoitos amanteigados de pimenta com gotas de chocolate e de queijo com goiabada (ENGELITA) e Biscoito do tipo “palitinho” utilizando como ingredientes, as hortaliças: cenoura, beterraba e couve (VEGELITOS).

O objetivo principal da disciplina é capacitar os alunos sobre a importância do desenvolvimento experimental de um novo produto não existente no mercado. São pesquisadas várias etapas desse desenvolvimento, com acompanhamento físico-químico e microbiológico (vida-de-prateleira), bem como a conservação ideal. Também nesta disciplina, é enfatizado o estudo do mercado de consumo e a discussão de novas tecnologias. Uma vez pronto, o produto é rotulado (embalagem também criada pelos alunos) onde é desenvolvida a informação nutricional do mesmo, estando em condições de ser consumido.

Os produtos foram degustados por vários alunos e docentes da Unilago, obtendo uma ótima aceitação. Segundo a coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos, Patricia de Carvalho Damy Benedetti “São produtos saborosos e inovadores que foram aprovados nos testes de aceitação geral, estando prontos para serem colocados no mercado”.

“O curso de Engenharia de Alimentos forma profissionais que atuarão na indústria que processa alimentos, desde a matéria prima até o produto acabado”.

Fonte: Coordenação do Curso de Engenharia de Alimentos