Engenharia de Produção: a modalidade dos processos

18/03/2013 - 18:06

Não é novidade que faltam engenheiros qualificados no mercado de trabalho brasileiro e que os jovens que optarem por esta graduação encontrarão boas oportunidades.

Mas na hora da escolha, como saber qual é a modalidade adequada ao seu perfil? As atividades realizadas por um engenheiro podem ser sintetizadas em: projeto, construção e produção. Os dois primeiros são focados em todas as modalidades, e o último, específico da Engenharia de Produção.

Para esclarecer as especificidades desta área, conversamos com o coordenador do curso no Centro Universitário da FEI, Alexandre Massote.

LNF - Como está estruturado o curso de Engenharia de Produção?

Alexandre Massote - Os primeiros semestres são básicos para qualquer tipo de engenharia, com matérias como física, matemática e outras das ciências naturais. Temos uma forte base tecnológica de engenharia mecânica e um total de disciplinas que cobrem as dez áreas que englobam a engenharia de produção, como gestão ambiental, engenharia econômica, indústria, entre outros. O curso parte do conhecimento básico e segue para o específico.

LNF - Quais as principais diferenças desta modalidade para as demais engenharias?

AM - As outras modalidades focam o projeto do produto, como projetar um celular, uma casa ou um carro. A engenharia de produção foca o projeto do processo, ou seja, como fazer um carro, por exemplo, ao mínimo custo possível, de modo que consiga levar o produto a um maior número de pessoas.

LNF - Qual o perfil profissional desta área?

AM - É preciso gostar de trabalhar em equipe, ter certo espírito de liderança e tem que gostar de pessoas. É o ramo que mais foca a parte humana entre as engenharias, então é preciso saber lidar com pessoas, ter bom relacionamento, viés para a parte financeira e comprometimento com resultados.

LNF - Quais são as áreas de atuação profissional?

AM - O campo de trabalho é bastante amplo, passando por instituições financeiras, hospitais, setores da indústria, marketing, etc. Temos muitos alunos atuando com serviços, como logística e comércio de grande porte, entre supermercados e lojas de departamento. É um setor bastante diversificado, justamente porque trabalha com processos.

LNF - Quais são as principais tendências, áreas em evidência deste mercado?

AM - Depende muito da economia, a engenharia de modo geral está muito atrelada ao desenvolvimento econômico. Há hoje uma tendência na área de serviços, que corresponde a 67% do PIB do Brasil. Vejo uma grande oportunidade nesta área, que engloba logística, gestão financeira, soluções de tecnologia, e a própria indústria. Somos um país de grande manufatura e a engenharia de produção é uma engenharia de utilidade.

LNF - Quais as principais exigências do mercado para este profissional?

AM - Primeiro uma boa formação. O aluno deve estar disposto a romper raízes, o mundo não pode ter fronteiras. Tenho muitos alunos no exterior e o engenheiro brasileiro é bem visto lá fora. O profissional deve ter postura global, falar inglês, ter preparo para viver em várias culturas, disposição e compromisso irrestrito com o resultado.

LNF - Quais devem ser os critérios para escolher uma instituição de ensino?

AM - São vários, mas diria que é preciso avaliar como a escola é vista perante as outras escolas. É muito importante ter consolidação, tradição e reconhecimento pela sociedade.

LNF - Como o jovem pode ingressar no mercado de trabalho ainda durante o curso?

AM - O estágio é ponto de partida e não há muita dificuldade para conseguir uma vaga. Ano passado 100% dos alunos estavam empregados e, este ano, 85% já estão no mercado. Eles começam o estágio no quinto semestre, há certa facilidade e boa parte dos alunos são efetivados antes mesmo da formatura.

LNF - Quais conselhos o senhor daria ao jovem que pretende ingressar nesta área?

AM - Ele deve fazer aquilo que gosta, porque não é fácil. Então, tem que gostar, ter o perfil de querer desafios, querer ser bom profissional e fazer com dedicação.

LNF - Como o recém-formado pode adquirir um diferencial?

AM - Tem que levar a escola não na média mínima para passar, mas na máxima. Desde o curso ele tem que lutar pelo máximo e não pode ser monocultural, porque vai liderar pessoas. Precisa entender de cultura, arte, economia, ser um formador de opinião mesmo, alguém engajado socialmente, não só na instituição.