Eng. Civil e Eng. de Produção integram conhecimento com projeto interdisciplinar

24/06/2013 - 09:46

Forma de integração dos conhecimentos aprendidos nas disciplinas e uma nova visão da profissão.

O projeto interdisciplinar começou a ser aplicado aos cursos de Engenharia Civil e de Produção da Unilago, e tem por finalidade articular os conhecimentos apresentados em sala de aula pelos professores, no desenvolvimento das competências e habilidades que devem ser efetivadas em cada período. Os professores apresentam uma proposta de trabalho composto de teoria e prática a ser desenvolvida por grupos de alunos com o objetivo de promover a convergência das competências a serem avaliadas. A convergência se realizará através de problemas reais que deverão ser resolvidos através da aplicação dos conhecimentos teóricos trabalhados em cada semestre.

O trabalho é acompanhado, monitorado e avaliado desde o seu início pelo corpo docente envolvido em cada período do curso. Esse semestre, todas as turmas de Engenharia Civil e de Produção se dedicaram bastante na realização, conclusão e apresentação dos projetos que ocorrem no final de cada semestre, dentre eles, os trabalhos de maior destaque foram o projeto de análise topográfica com áreas escolhidas pelos próprios alunos (3º período de Engenharia Civil) e a construção da ponte de espaguete (4º período de Engenharia Civil).

O desenvolvimento desse projeto foi de grande importância tanto para os professores, vendo seus ensinamentos serem aplicados, como para os alunos que puderam experimentar na prática as análises, processos e simulações que do ponto de vista da engenharia de produção e da engenharia civil são fundamentais, pois quando não planejadas corretamente podem comprometer todo o projeto. Sendo assim, a coordenação de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da União das Faculdades dos Grandes Lagos parabeniza todos os alunos e professores pelo empenho nos projetos interdisciplinares e deseja que para o próximo semestre os resultados também superem as expectativas.