MEC renova o reconhecimento do Curso de Bacharelado em Nutrição

01/08/2013 - 18:25

'

O Diário Oficial da União publicou na última quinta-feira, 25 de julho de 2013, a Portaria n° 329, de 24 de julho de 2013 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, em que renova o reconhecimento do curso de Bacharelado em Nutrição da União das Faculdades dos Grandes Lagos.

Nutrição é a ciência que investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, entre outros locais. Ele define o cardápio das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.

Mercado de Trabalho

Comer fora de casa já é algo comum para 51% da população brasileira, segundo pesquisa da GFK, empresa especializada em pesquisas de mercado. "Restaurantes, lanchonetes, padarias, supermercados e escolas procuram o nutricionista para assessoria e consultoria", diz Sandra Chemin. Ele é contratado para fazer o cardápio a ser servido, calcular as calorias dos pratos, decidir os melhores ingredientes a ser usados, treinar a equipe que prepara a comida de acordo com as normas de higiene e conservação do alimento e, ainda, para analisar a qualidade do que é servido. Também há considerável oferta de vagas no segmento de alimentação coletiva, que abrange alimentação institucional (restaurante industrial), empresas de vale-refeição (em que o profissional é responsável, por exemplo, pelo credenciamento e descredenciamento dos estabelecimentos que aceitam o tíquete como forma de pagamento) e de cestas de alimentos (em que uma das funções do nutricionista é fazer o cálculo nutricional dos itens que compõem ascestas). ONGs procuram o nutricionista para atuar em programas de combate à desnutrição e à fome. O governo federal costuma contratar esse profissional para integrar as equipes de programas sociais como o Alimentação do Trabalhador e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O que você pode fazer

Administração

Supervisionar e gerenciar a produção de alimentos em indústrias alimentícias. Supervisionar e gerenciar a produção de refeições em cozinhas industriais, hospitais, restaurantes de empresas comerciais, creches, escolas, asilos, spas, hotéis, empresas de serviço de bufês e congelados.

Catering

Elaborar cardápios para empresas diversas, como companhias aéreas e produtoras de cinema e TV ou de espetáculos teatrais.

Controle nutricional

Criar cardápios balanceados para todos os tipos de cliente.

Desenvolvimento de produto

Pesquisar e desenvolver produtos para a indústria alimentícia, fazendo testes culinários e degustação dos pratos. Prestar consultoria a empresas do setor de alimentos.

Gastronomia

Controlar a qualidade da cozinha e as condições de higiene de restaurantes. Elaborar cardápios.

Nutrição clínica

Prescrever dietas a pacientes de hospitais, clínicas, instituições de longa permanência, ambulatórios e consultórios, além de adaptar a alimentação aos tratamentos clínicos. formular dietas de emagrecimento e para qualquer tipo de patologia. Promover a reeducação alimentar. Gerenciar bancos de leite humano e lactários.

Nutrição esportiva

Elaborar e coordenar o acompanhamento alimentar de atletas e praticantes de atividade física, criando dietas adequadas.

Saúde coletiva

Realizar e coordenar atividades de alimentação e nutrição para programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária.

Docência e pesquisa

Atuar em atividades de ensino, extensão e pesquisa relacionadas à alimentação e à nutrição.

Mais informações: unilago@unilago.edu.br

'