NUCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

NUCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICOO

Logo Núcleo de acessibilidade UNILAGO

NUCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

UNILAGO

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO (NAP)

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) é um órgão de apoio acadêmico que possui a visão de gerar um excelente ambiente acadêmico que favoreça a integração do aluno, professores e funcionários, e é sua missão:
- Acompanhar os alunos ao longo da graduação, assistindo-os em suas dúvidas e ansiedades, favorecendo o desenvolvimento pessoal, social e cultural essenciais à sua formação, possibilitando-lhe uma participação efetiva na vida acadêmica.
- Acolher e orientar o alunado na sua jornada acadêmica e prestar assistência ao corpo técnico-administrativo e docente.

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) tem por finalidades:

I - orientar e apoiar os discentes da UNILAGO no desenvolvimento de seus cursos de graduação, na resolução de problemas acadêmicos e de relacionamento interpessoal que interferem no desenvolvimento pessoal, profissional e no processo de ensino aprendizado, buscando a democratização da sua permanência, integração e participação na faculdade.

II - orientar e acompanhar os docentes e o corpo técnico-administrativo na resolução de conflitos e relacionamento interpessoal que possam interferir no seu desempenho profissional.

III -desenvolver o Programa Institucional de Apoio aos Discentes/ Docentes/Técnico – Administrativos.

São objetivos do NAP:

I – Construir, alimentar e acompanhar banco de dados da vida acadêmica do alunado;

II - Incluir os alunos com necessidades educacionais especiais advindas de deficiências físicas, visuais e auditivas, por meio de ações específicas;

III - Atender individualmente, oferecendo apoio psicológico e orientando o aluno com dificuldades de aprendizagem e adaptação;

IV – Melhorar a integração do aluno em seu universo acadêmico;

V – Triar e encaminhar, o aluno que necessitar: para nivelamento, a fim de amenizar as defasagens de aprendizagem (português, matemática e informática); para atendimento psicológico, atendimento pedagógico e atendimento jurídico.

VI – Atender individualmente docentes e corpo técnico-administrativo com dificuldades de adaptação e problemas pessoais.

Das atividades permanentes

I - Acompanhamento psicológico e psicopedagógico aos alunos, docentes e corpo técnico-administrativo por meio de ações de orientação individual, espaços para reflexão em grupo, debate e encaminhamento para clínicas conveniadas, se for o caso;

II - Atendimento especializado e personalizado aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais (deficientes físicos; visuais e auditivos; transtornos mentais, com destaque aos Transtornos do Neurodesenvolvimento, tais como Transtornos do Espectro Autista, Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, e Transtornos Específicos da Aprendizagem ) com auxílio de monitorias de ensino.